Escotismo em Torres Vedras

Ajudamos a dar mais vida ao centro histórico da cidade!

O que é o Jamboree no Ar e na Internet?

 

O Jamboree no Ar é uma extraordinária manifestação de amizade e fraternidade entre os Escoteiros de todo o Mundo. Durante estas 48 horas de realização constitui-se a maior cadeia de amizade, o maior encontro de Escoteiros, trocando saudações e cumprimentando-se numa jornada de boa vontade entre os jovens de todas as latitudes, não só no sentido geográfico como também no espiritual.

O JOTA (do inglês Jamboree On The Air) nasceu em 1957 aquando da realização do IX Jamboree Mundial, comemorativo do centenário de Baden-Powell e do jubileu do Escotismo.

A sugestão desta atividade foi dada por uma estação de ondas curtas que funcionou durante o JIM, a GB3SP. Efetivamente foram, centenas os contactos estabelecidos com postos de Radioamadores Escoteiros de todo o mundo, o que fez radicar em todos a ideia de que, além do Jamboree que se realizava em Sutton Park, outra grande reunião se estava a fazer através dos ares. Era um verdadeiro "Jamboree no Ar".

Logo no ano seguinte, realiza-se o 1° Jamboree no Ar nos dias 10 e 11 de Maio e o seu sucesso foi de tal ordem, que no ano imediato em Outubro houve nova edição desta iniciativa. Para que a atividade, de invulgar amplitude, não demonstrasse carência de meios de Acão, a sua organização foi confiada à repartição Mundial do Escotismo, nesse tempo instalada em Otawa.

O Jamboree no Ar tornou-se desta maneira uma das atividades mais relevantes do calendário oficial do Escotismo Mundial. Todos os anos, no terceiro fim de semana de Outubro, milhões de escoteiros trocam mensagens através das ondas de rádio.

Esta atividade teve, e tem, tanto sucesso que com o aparecimento da Internet logo se pensou em aproveitar o grande potencial desta forma de comunicação. Atualmente, a par do JOTA temos também o JOTI (do inglês Jamboree On The Internet). Não deixes de participar nesta grande atividade mundial que todos os anos tem também uma grande participação de escoteiros portugueses.

 

Texto adaptado de Manual de 2ª Classe - AEP Região do Porto

 

 

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault

Escotismo com tradição!

Os escoteiros estão em Torres Vedras desde 1914 e o 129 foi oficialmente reaberto em 1999.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Ok