Escotismo em Torres Vedras

Ajudamos a dar mais vida ao centro histórico da cidade!

Definição da AEP

 

A Associação dos Escoteiros de Portugal é um movimento para jovens, orientados por adultos comprometidos no serviço educativo, que oferece os meios e as oportunidades necessárias, no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens, elevando principalmente o seu sentimento de liberdade, segundo o Ideal de Baden-Powell e o sistema de autoeducação progressiva, conjuntamente com a aceitação de escolhas feitas livremente e vividas com coerência.

A nossa ação educativa realiza-se através de experiências de vida em comum, participando nelas os nossos jovens, de uma forma progressiva, de acordo com a sua idade, tendo sempre em conta a influência que sobre eles exercem as questões sociais e o meio envolvente.

Pretendemos trabalhar para a Paz, no sentido do respeito e da justiça, o que tentamos conseguir através dos nossos métodos, que cultivam a convivência e a tolerância.

A nossa ação educativa está orientada para a criação e desenvolvimento do espírito crítico e participativo do jovem, procurando transformá-lo em cidadão responsável, por forma a saber analisar as ideologias e as opções que a sociedade lhe apresenta para que, fruto dessa análise, faça uma opção livre de vida.

Na nossa ação educativa estão sempre presentes os valores espirituais defendidos pelo Escotismo.

Dado que uma ação educativa não pode ser realizada individualmente, a nossa proposta realiza-se através da equipa responsável de cada Grupo, que é o elemento principal da dimensão associativa e o lugar permanente de formação dos responsáveis.

O projeto educativo da AEP tem em conta todos os ambientes em que o jovem vive, os quais, frequentemente, não favorecem o seu desenvolvimento. Por isso, cremos necessária a colaboração interessada e ativa com todos aqueles que são responsáveis pela educação dos jovens.

A Associação dos Escoteiros de Portugal é membro fundador da Organização Mundial do Movimento Escotista.

Consideramos o Escotismo como método de educação. A AEP tem um método e valores educativos que advêm das obras de Baden-Powell, e principalmente, do cumprimento e vivência da Lei do Escoteiro e o seu Compromisso de Honra.

 


texto original aep129.pt

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault

Escotismo com tradição!

Os escoteiros estão em Torres Vedras desde 1914 e o 129 foi oficialmente reaberto em 1999.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Ok