Escotismo em Torres Vedras

Ajudamos a dar mais vida ao centro histórico da cidade!

Organização do Clã

 

 

Para compreenderes o funcionamento do Clã é preciso que conheças cada um dos seguintes conceitos:

 


 

Conselho de Clã

 

O Conselho de Clã é o órgão de decisão, onde têm assento todos os membros da Divisão.

O Conselho de Clã é o órgão de decisão da Divisão e nele tem assento todos os membros do Clã. Os Aspirantes a Caminheiro têm apenas voto qualitativo e os Caminheiros possuem voto qualitativo e quantitativo. Nos Conselhos de Clã são tratados todos os assuntos relativos à vida de Clã, como avaliação de Empreendimentos e a eleição da Equipa Executiva.

A Chefia de Clã tem direito de veto, mas é o Guia de Clã que preside ao Conselho. O Conselho de Clã reúne periodicamente.


 

Equipa Executiva

 

A Equipa Executiva gere toda a parte administrativa do Clã.

A Equipa Executiva é o órgão de gestão do Clã. Entre outras coisas, realiza tarefas administrativas, planifica reuniões de Clã e coordena Empreendimentos de Clã. É constituída preferencialmente por Caminheiros investidos que se candidatam a determinado cargo. O Guia de Clã terá de ser um Caminheiro investido. A Equipa Executiva reúne com regularidade.

Todos os cargos da Equipa Executiva são eleitos em Conselho de Clã, preferencialmente por Caminheiros investidos, de acordo com o estipulado na Carta de Clã. São cargos mínimos da Equipa Executiva o Guia de Clã, o Secretário e o Tesoureiro. Em Clãs com menos de 6 elementos, todos os membros do Clã fazem parte da Equipa Executiva, sendo os cargos distribuídos entre eles.

A eleição de qualquer cargo é dirigida e orientada pelos elementos da Divisão, de acordo com o processo definido na Carta de Clã. Os elementos que se candidatam a Guia de Clã e a cargos da Equipa Executiva fazem-no voluntariamente.

Os mandatos nunca deverão ser superiores a um ano, sendo as candidaturas apresentadas em Conselho de Clã e submetidas a eleição por maioria.

A demissão dos referidos cargos cabe aos próprios elementos, ao Conselho de Clã, ou ainda, em último caso, aos Dirigentes.


 

Carta de Clã

 

A Carta de Clã contém o regulamento interno do teu Clã.

É o documento regulador da vida de Clã onde são definidas as regras do mesmo, nomeadamente a constituição, responsabilidades e forma de eleição da Equipa Executiva e as regras de convivência no Clã.


 

Equipas de Empreendimento

 

São as Equipas que preparam todas as atividades do Clã, com grande autonomia e satisfazendo os interesses dos caminheiros que as integram.

Os Caminheiros/as e Aspirantes agrupam-se temporariamente em Equipas, idealmente com 4 a 8 elementos. As Equipas de Empreendimento nascem de interesses pessoais e servem para os satisfazer. A duração das Equipas é temporária, já que as mesmas apenas existem para o fim a que se propõem.

A Equipa de Empreendimento tem autonomia para definir as diversas responsabilidades de cada um dos seus elementos e reúne na sala de Clã. Em qualquer caso existirá sempre um Guia de Equipa, eleito por todos os membros da Equipa, que é o responsável pela mesma e pelo Empreendimento.

As Equipas de Empreendimento, depois de constituídas, poderão escolher e adotar um nome relacionado com o Empreendimento que vão realizar.

Qualquer Equipa de Empreendimento deve planificar as suas atividades seguindo as fases de desenvolvimento definidas e explicadas no ponto referente ao Empreendimento.


 

Empreendimento

 

É a grande Atividade da Divisão e tu vais participar na sua preparação e realização.

Os Empreendimentos são as atividades do Clã e são preferencialmente realizados em Equipas, embora também possam ser individuais ou de Clã. Em qualquer caso incluem sempre as seguintes fases no seu desenvolvimento:

  1. Idealizar: Nesta fase cada Caminheiro ou Aspirante concebe uma ideia da Atividade (tipicamente para um trimestre). a propor a um Conselho de Clã.
  2. Eleger: É a fase de escolha das ideias propostas, que ocorre no Conselho de Clã, onde se determina a exequibilidade dos Empreendimentos propostos e onde cada Caminheiro escolhe o(s) Empreendimento(s) em que vai participar. Por norma um Caminheiro deve optar por realizar apenas um Empreendimento de Equipa em cada trimestre e, sempre que queira participar em mais do que um, deverá avaliar se tem tempo para participar ativamente neles, para não prejudicar os restantes membros.
  3. Preparar: A preparação de um Empreendimento de Equipa é feita pela própria Equipa. A preparação de um Empreendimento de Clã é feita pela Equipa Executiva ou por uma (ou mais) Equipa(s) de Empreendimento criada(s) para o efeito. A preparação de um Empreendimento individual é feita pelo próprio. O controlo da preparação dos Empreendimentos de Clã é realizado pela Equipa Executiva. A Chefia de Divisão supervisiona e acompanha os Empreendimentos individuais, de Equipa e de Clã.
  4. Realizar: Na realização do Empreendimento participam todos os elementos da Equipa de Empreendimento ou do Clã conforme se trate de um Empreendimento de Equipa ou de Clã. Os Empreendimentos individuais são realizados pelos próprios. Os Empreendimentos podem envolver pessoas de fora do Clã, desde que o façam com a concordância da Chefia de Clã.
  5. Avaliar: A avaliação dos resultados e do desempenho individual é feita de forma sucessiva individualmente, pelas Equipas de Empreendimento e em Conselho de Clã.

 

textos adaptados de aep.pt

 

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault

Escotismo com tradição!

Os escoteiros estão em Torres Vedras desde 1914 e o 129 foi oficialmente reaberto em 1999.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Ok