Escotismo em Torres Vedras

Ajudamos a dar mais vida ao centro histórico da cidade!

O que é o Escotismo?


O Escotismo é um movimento global para jovens

 

Aberto a todos e independente
Os Escoteiros de Portugal estão abertos a todos, sem distinção de nacionalidade, cultura, origem social ou religião, atuando com total independência relativamente a todos os partidos políticos e estruturas religiosas.

 

Que constitui um espaço de expressão para os jovens
Os Escoteiros de Portugal propõem aos jovens que ajam em resposta às novas questões que determinam o futuro da nossa sociedade: o ambiente e o desenvolvimento sustentável, a cooperação e o diálogo intercultural, a igualdade de oportunidades e a justiça social, a identidade dos jovens e a educação para a paz.

 

Que vai ao encontro de necessidades reais

Os Escoteiros de Portugal estão envolvidos num vasto número de problemas que afetam as comunidades onde vivem.

Os escoteiros trabalham em conjunto com outros parceiros nas suas comunidades para alcançar objetivos comuns.

Os escoteiros participam em projetos a nível mundial incluindo projetos cooperação bilaterais entre escoteiros de países industrializados e em desenvolvimento

 

Internacional

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM) que junta mais de 28 milhões de membros em todo o mundo.

As ligações da associação com numerosos parceiros no mundo inteiro permitem uma grande abertura internacional e a participação em atividades de cooperação e intercâmbio, no espírito da fraternidade mundial, da aprendizagem intercultural e da cultura da paz.

 

Assente no voluntariado

O Escotismo é um espaço de voluntariado para jovens e adultos.

Os dirigentes dos Escoteiros de Portugal são adultos voluntários, muitos deles jovens, que através da sua Acão e do seu exemplo acuam como facilitadores no desenvolvimento dos mais jovens, promovendo, pela sua abertura a adultos de todas as idades, uma forma de melhorar a compreensão entre gerações.

Todos os dirigentes recebem formação que os ajuda no seu próprio desenvolvimento pessoal.

 

Que desenvolve atividades lúdicas com objetivos

Os Escoteiros de Portugal promovem a cidadania participativa, a adesão a valores humanos fundamentais, o desenvolvimento integral dos jovens e contribuem para a construção de um mundo melhor, através de atividades lúdicas e aliciantes para os jovens, usando um método de educação não formal único e eficaz.

A ação dos Escoteiros de Portugal é complementar à ação da escola e da família, ajudando os jovens a conhecerem-se a si próprios, assumido a responsabilidade pelo seu desenvolvimento, e a descobrirem os outros, a sociedade e o mundo que os rodeia.

 

Com um método educativo único:

Que estabelece um compromisso pessoal
Honrar um código de vida simples: o Compromisso e a Lei do Escoteiro.

Onde se aprende fazendo
Através da participação ativa com os outros.

De trabalho em pequenos grupos
Em equipas, desenvolvendo as capacidades de liderança, de trabalho em grupo e a responsabilidade individual.

Com programas estimulantes
De atividades progressivas baseadas nos interesses e nas escolhas dos jovens, que decorrem em contacto com a Natureza, um excelente ambiente de aprendizagem.

 

Que promove um código de vida:

  • Com uma dimensão pessoal
  • Com uma dimensão social
  • Com uma dimensão espiritual

 

texto adaptado de aep.pt

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault

Escotismo com tradição!

Os escoteiros estão em Torres Vedras desde 1914 e o 129 foi oficialmente reaberto em 1999.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Ok