Planificar Reuniões de Patrulha
Para cumprir as suas funções, o Guia tem ao seu alcance uma ferramenta muito importante: planificação. Planificar não é mais do que organizar com antecedência. Como diz o provérbio: “se não sabes para onde vais, nunca vais saber se lá chegaste". A planificação permite-nos saber "se já lá chegámos", ou o que ainda falta!
Planificar é importante porque permite ao Guia:
- Organizar- pode saber com antecedência o que vai ter que fazer;
- Distribuir responsabilidades- sabendo de antemão o que se vai fazer, não é necessário fazer tudo sozinho, pode-se partilhar responsabilidades com os restantes elementos da patrulha;
- Motivar os elementos- se tiveres responsabilidades distribuídas, todos os elementos se vão sentir mais participativos na patrulha, logo mais envolvidos e com maior espírito;
- Apoiar a Tribo e os Dirigentes - Se tiveres a tua patrulha "organizada" vai ser mais fácil manteres os dirigentes informados e as tarefas da tua patrulha em ordem.
Interessa não esquecer que é importante fazer os escoteiros participarem em todas as etapas da aventura, tal qual a dinâmica de projeto, sem lhes tirar o sabor a mistério e inesperado - fatores essenciais para a maioria das atividades da Tribo.
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Planificação das reuniões de patrulha
O dia-a-dia da patrulha é passado nas reuniões de patrulha. E aqui que semanalmente o Guia pode perceber como vai a sua patrulha, quais os assuntos a tratar e é aqui que se podem motivar os elementos.
No caso da Tribo de Escoteiros, o Guia deverá procurar planificar com duas reuniões de avanço. No caso da Tribo de Exploradores, o Guia poderá ter um mês planificado, para saber o que vai acontecer ao longo desse período.
Quantas vezes o Guia não vê os seus elementos a desaparecer, sem saber porquê. No entanto, se olhar para as reuniões, são sempre momentos chatos, sem qualquer objetivo e sem muita dinâmica.
É ao Guia que compete dirigir a reunião de patrulha. "Dirigir" não significa "mandar na reunião" ou "ter que fazer tudo na reunião". Significa, antes de mais, organizar a reunião.
As reuniões devem ocorrer de preferência ao ar livre, como a maior parte das atividades escotistas. Se não for possível ser toda ao ar livre, dever
ás evitar a todo o custo que a reunião seja toda dentro da sede. Faz um jogo no exterior ou marquem umas quantas reuniões em sítios engraçados.
As reuniões têm momentos muito diversos, abordando assuntos diferentes:
- Informações (assuntos pendentes, informações da chefia, informações para a próxima atividade);
- Tesouraria (cobrança quotas, atividades de recolha de fundos);
- Registos (atas, relatórios, presenças);
- Formação (provas, técnica especifica para uma atividade);
- Material (verificação, conservação, requisições);
- Animação (divertimento, atividade, canção);
- Jogo (Jogo do Kim, futebolada, seguir pistas, etc);
- Planificação (atividades de patrulha, bivaques, etc);
- Cerimónias (investiduras de cargo, receção ou despedida de um elemento).
Texto adaptado de Manual do Curso Regional de Guias 2004 - AEP Região de Lisboa
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