Rua dos Celeiros de Santa Maria, Nº7A, Torres Vedras

     

    Inscrições abertas!

     


     

    Preencha o formulário de pré inscrição.

     

     

    Significado da Canhota Escotista

     

    Durante o Verão de 1946, um jovem da África Ocidental (actual Namíbia) chamado Djabonar veio a Gilwell-Park, ao Campo Escola Internacional. Quando o Chefe do Campo falava acerca da maneira de se cumprimentar com a mão esquerda, Djabonar contou-lhe como, aquando da queda de Kumassi, capital de Prempeh, rei do povo Ashanti e seu avô, um dos chefes veio ao encontro de Baden-Powell e estendeu-lhe a mão esquerda, BP apresentou-lhe a mão direita, mas o chefe disse: "Não! No meu país, ao mais bravo entre os bravos, cumprimenta-se com a mão esquerda".

    Djabonar e Baden Powell

     

    Baden-Powell terá admirado muito este sinal secreto duma Ordem de Nobreza do Povo Ashanti, sendo os seus superiores os mais corajosos e os mais dignos.

    Mas este sinal não é limitado aos indígenas Ashantis, por toda a África existe exemplos deste cumprimento como é o caso de “Owor Ogum” um deus dos guerreiros e dos caçadores, que utilizam a mão esquerda dizendo “Owor Ogum” como sinal de apreciação após uma caçada cumprimentando aqueles que mostrem bravura e serem dignos de tomar lugar entre os grandes caçadores.

    Saudação Escotista

     

    Em Ife, também o cumprimento com a mão esquerda é dado pelo Chefe Supremo de nome “Oni” aos seus melhores guerreiros.

    Existe ainda uma outra explicação que se baseia no facto de os guerreiros que usavam lança e escudo, apertavam a mão esquerda, para se saudarem, como sinal de grande confiança.

    O motivo é o seguinte: os guerreiros poisavam o escudo, que lhes protegia o corpo, mas assim podiam cumprimentar-se sem largar a lança, que era a sua única defesa no meio hostil em que se encontravam. Além disso, os guerreiros consideravam muito leal a mão esquerda, por ser a do lado do coração.

    Os escoteiros apertam a mão esquerda para mostrar confiança uns com os outros, entrelaçando o dedo mindinho como forma de lembrar a força e a união da fraternidade escotista.

    Canhota Escotista

     

    Continuar a explorar no Caderno de Caça mais artigos sobre Vivência Escotista

     

    Escotismo com tradição!

    Os escoteiros estão em Torres Vedras desde 1914 e o 129 foi oficialmente reaberto em 1999.

    Pré Inscrição

    Preencher o nosso formulário de pré inscrição

    Caderno de Caça

    Explora as nossas dicas!

    Onde estamos?

    Rua dos Celeiros de Santa Maria, Nº7A, r/c, 2560-671 Torres Vedras

    Sábados das 10h às 13h

    grupo129@escoteiros.pt

    39°05'33.8"N 9°15'37.6"W

    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao continuar está a concordar com a utilização de cookies neste site.