O Lobito não precisa que os Velhos Lobos lhe estejam sempre a dizer o que deve fazer. Ele sabe o que está certo e o que é errado e faz sozinho o que é certo.
Lei
É composta por 2 artigos de fácil compreensão, acompanhados por gestos, que visam permitir que os elementos vejam a lei integrada no cenário da divisão, assim como facilita a sua memorização. A lei tem como propósito essencial servir de ferramenta ao dirigente para que o lobito o siga e obedeça, visto este, devido à sua idade e experiência, possuir um conhecimento que o lobito não tem. Visa também o cumprimento do que é correto, e não daquilo que tem vontade de fazer. Para além da Lei, na Alcateia existe também as Máximas da Selva. Estas exprimem normas de comportamento simples (deveres para consigo próprio):
- O Lobito escuta o Velho Lobo
- O Lobito não se escuta a si próprio.
Promessa de Lobito
Prometo fazer o Melhor Possível por:
- Amar a Deus e aos meus Pais,
- Praticar diariamente uma Boa Ação e cumprir a Lei da Alcateia.
Esta é a Promessa que todos fazem para se tornarem verdadeiros Lobitos, membros da Alcateia.
Lema: “O Melhor Possível”
Tentar sempre. Espera-se do elemento que se esforce e faça sempre o melhor que puder, mesmo que no fim não consiga. Está implícito que pode haver fracasso e que esse não deve ser penalizado – pelo contrário, se houve esforço, isso deve ser elogiado independentemente do resultado.
As Máximas da Selva
As Máximas são compostas por 5 artigos que transmitem regras de comportamento:
- O Lobito pensa em primeiro lugar no próximo
- O Lobito é alegre
- O Lobito diz sempre a verdade
- O Lobito abre os olhos e apura os ouvidos
- O Lobito está sempre asseado
texto adaptado de aep.pt